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HISTÓRIA

PRIMEIROS PASSOS - 1897-1915

1897

George M. Hendee foi o fundador de uma empresa fabricante de bicicletas chamada Hendee Manufacturing Company.

Hendee vendia os modelos Silver King, Silver Queen, e American Indian, tendo unificado o nome para "Indian" em 1898, porque era uma marca que facilitava o reconhecimento do produto nos mercados para onde exportava. Surgiu então a marca Indian.

Em um discurso no Rotary Club de Springfield, Hendee falou sobre o nome da marca:

“Percebi que em nome INDIAN tínhamos um vencedor para bicicletas. Quando a motocicleta apareceu mais ou menos um ano depois, estava simplesmente fora de questão pensar em chamá-la de algo que não fosse INDIAN. O nome era mais adequado para a motocicleta do que para a bicicleta e, antes que muitas luas passassem, o novo guerreiro havia deposto o Velho Chefe da Wigwam..”

Foto: George Hendee com um de seus modelos King

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1900

Em 1900, Oscar Hedstrom se juntou a George M. Hendee. Ambos haviam corrido em provas ciclísticas – Hedstrom era um ex-campeão – e ambos eram promotores de corridas e fabricantes de bicicletas. Hedstrom tinha seu foco em mecânica, enquanto Hendee era um empresário, ambos habilidosos e conheciam o produto e o mercado.

A pedido de Hendee, Hedstrom constrói três protótipos funcionais de motocicleta em Middletown, Connecticut, em uma oficina alugada por US$ 1/dia. O melhor deles é enviado para as instalações de Hendee em Springfield, no começo de 1901.

Foto: Oscar Hedstrom com um dos protótipos em construção, na frente de sua oficina em Middletown

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1901

Os primeiros testes da nova máquina aconteceram em Middletown, Connecticut, e em 25 de maio Hedstrom chega com o protótipo em Springfield, Massachusetts, de trem. O lançamento oficial aconteceria em 1º de junho, em um sábado, onde o Hedstrom pilotou a máquina acima e abaixo  da Cross Street Hill, perante uma multidão de 400 a 500 pessoas. A imprensa noticiou que a máquina rodou por uma ladeira de cascalho, com 19% de inclinação, com força de sobra.

Em 07 de agosto desse ano, o protótipo bateu o record mundial de velocidade de meia milha, com 39,2 segundos, em Bufallo. Cinco dias depois, em 12 de agosto, bate novamente esse recorde e ainda vence a corrida de 10 milhas.

Com a popularidade em alta, o protótipo fica em exibição em uma loja em Springfield a fim de levantar fundos para a produção, a qual só se iniciou no outono desse ano.

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1902

A primeira Indian Motorcycle foi vendida para um consumidor final. Sua transmissão era por corrente e possuía um motor monocilíndrico construído pela Aurora [Illinois] Automatic Machinery Co., uma empresa que Hendee e Hedstrom tinham contratado para produção do motor de 1,75 HP.


Os primeiros anúncios da motocicleta Indian apareceram em novembro de 1901, e a empresa recebeu 150 pedidos da Europa, e credenciou agentes na Inglaterra, Holanda e Bélgica.

Uma carta de Hendee em 13 de fevereiro informou a um agente em potencial que a "Indian Motocycle" - o uso conhecido mais antigo da palavra "motocycle" para a Indian - seria demonstrada no Boston Sportsman Show em 23 de fevereiro. Na primeira semana de março de 1902, Fred Randall, o agente de Boston, havia reservado 37 motocicletas para entrega em abril e George Sherman declarou: "A moto trouxe tantos novos agentes que será uma tarefa atender à demanda".

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1902

NAS CORRIDAS

Em sua estréia nas corridas, a Indian Motorcycle venceu a prova de enduro disputada de Boston a Nova Iorque.


Essa vitória mostrou a superioridade das motos Indian sobre todos os outros competidores, e provou que era uma máquina capaz de levar um homem do tamanho de Hendee, com 243 pds (110 kg) em uma viagem longa por precárias estradas de terra como as da época.

Hendee usava nesses enduros de resistência os protótipos com as inovações que pretendiam vender nas lojas, o que demonstrava a qualidade do produto final, testado no mundo real e implacável . Assim, cada vitória contava, e aumentava a fama das motos Indian.
 

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1903

Em maio de 1903, as 14 Indians participantes da prova de subida de colina do New York Cycle Club foram batidas pela Hercules, de 5 hp, pilotada por Glenn Curtiss. Em setembro, Hedstrom apareceu na corrida do Rhode Island Automobile Club “em uma Indian sem pedais e com um motor de potência muito maior do que nas Indians de série”, conforme reportagem da época.

 

Quatro meses após, apareceu em Ormond Beach Race com uma Indian equipada com um motor “dual-engine” de 5 hp, para equiparar Curtisse e sua V-Twin, mas não foi suficiente.

Hedstrom pilotou uma de suas motocicletas e estabeleceu um novo recorde mundial de velocidade de 90 km/h (56 mph).

 

No mesmo ano, ele também venceu uma corrida de resistência saindo de Cidade de Nova Iorque até Springfield e retornando.

Note que esse modelo de competição já possuía o quadro elíptico "loop frame", que viria a ser incorporado em 1909 nos modelos à venda.
 

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1904

Depois do fracasso em bater seu oponente em uma corrida, Hedstrom comparece à corrida de Newport Beach, Rhode Island, em 05 de agosto de 1904, com a primeira Indian V-Twin, um protótipo de 3 hp, que também seria usado nas corridas de Orange, New Jersey, em 26 de novembro, e depois em janeiro do ano seguinte em Ormond Beach.

Essa foi considerada a primeira Indian V-Twin, e também o primeiro passo para o programa de corridas da Indian como plataforma de desenvolvimento de suas motos.
 

As primeiras motos Indian eram Royal Blue (azul celeste) ou tinham a pintura preta como opcional. Mas nesse ano a empresa lançou um vermelho escuro chamado Vermillion, que se tornou mais conhecido como "Indian Red".

A produção anual da Indian Motorcycles passou de 500 para 32 mil unidades em 1913, ou seja, em 9 anos de existência.

 

Os motores da Indian Single (principal modelo) eram produzidos sob licença pela Aurora Firm, em Illinois, até 1906. Aurora também tinha permissão de venda desses motores para terceiros, pagando à Indian um percentual.

 

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1906

A primeira motocicleta com motor V-twin foi produzida, e os modelos da Indian Motorcycles continuaram com seus impressionantes resultados de sucesso nas corridas. Uma versão do motor de corrida foi introduzido nos modelos vendidos ao público no modelo de 1907, com 633cc. Foi o primeiro motor americano V-Twin a 42 graus a ser produzido para motocicletas.

NAS CORRIDAS

 

Os concessionários Indian Motorcycle George Holden ( de Cleveland) e Louis J. Mueller (de Springfield) pilotaram de São Francisco à cidade de Nova Iorque em um recorde de 31 dias e meio sem quaisquer problemas mecânicos.

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1907

A empresa mudou suas instalações de Worthington Street para uma nova fábrica na State Street e Wilbraham Road em Springfield. Com uma fábrica e uma equipe de mão de obra ampliadas, a Indian Motorcycle pôde começar a produzir seus próprios motores, encerrando seu contrato com a empresa Aurora.
 

NAS CORRIDAS


O americano T.K. Hastings pilotou uma Indian Motorcycle e venceu a prova de 1.000 milhas na Inglaterra.
 

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1909

A Indian Motorcycle adota o "loop frame", um quadro elíptico mais elegante e resistente que o anterior  "diamond frame" que se originou com as bicicletas.

Esse quadro foi exaustivamente testado nos modelos exclusivos de corrida, e era feito de canos torcidos em um ângulo que distribuía as tensões pelo quadro todo.

Dessa forma foi possível dispensar soldas, que eram um dos pontos fracos do quadro das motocicletas, e frequentemente quebravam quando submetidas a impactos e esforços maiores.

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1910

A Indian Motorcycle introduziu diversos avanços em seus modelos de 1910, incluindo um amortecedor na bengala dianteira e uma válvula automática de óleo, patenteadas pela Indian, e depois amplamente utilizadas pelos concorrentes.

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1911

Foi um ano de vitórias em corridas importantes, incluindo: Volney Davis que fez o trajeto de São Francisco para Nova Iorque em um tempo recorde de 20 dias, 9 horas, 11 minutos. Os pilotos Oliver Godfrey, Charles Franklin e AJ Moorehouse terminaram em primeiro, segundo e terceiro, respectivamente, na Ilha de Man TT Sênior. Erwin G. "Cannonball" Baker venceu a The President´s Race na mítica Indianápolis.

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1913

A Indian Motorcycle desenvolveu a suspensão traseira com feixe de mola chamada Cradle Spring Frame. Ela foi destaque em todos os modelos de 1913, todos vendidos na cor Indian Red.

Oscar Hedstrom, um dos sócios fundadores da empresa e um grande propulsor da engenharia inovadora da Indian Motorcycle, se aposentou em 1 de março.

Era um ano recorde de vendas com 32.000 motocicletas Indian comercializadas.

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1914

O modelo Hendee Special foi lançado com a primeira partida elétrica em uma motocicleta.

Foi uma enorme evolução, pois os motores tornavam-se maiores e exigiam mais esforço físico do piloto na partida.

Por contar com uma bateria, também apresentava farol com lâmpada elétrica.

Porém, as baterias descarregavam após algumas ignições, pois à época o alternador de voltagem não havia sido inventado.

O modelo foi descontinuado ao final desse ano.

NAS CORRIDAS


Em maio de 2014, Erwim "Cannonball" Baker pilotou de San Diego a Costa Leste em um tempo recorde de 11 dias, 12 horas e 10 minutos

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1915

O co-fundador George Hendee deixou o cargo de gerente geral e manteve-se como o presidente da empresa.
 

 

NAS CORRIDAS


Competindo em uma motocicleta com uma nova versão experimental do motor lateral, Erwin "Cannonball" Baker fez o tempo mais rápido na corrida Three Flag, que foi do Canadá ao México via Califórnia, que ele completou em três dias e meio.

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