top of page
HISTÓRIA

INDIAN ROYAL ENFIELD - 1953-1963

1953

A Brockhouse Engineering adquiriu os direitos sobre o nome Indian depois que a empresa encerrou as operações em 1953.

A Indian Motorcycle Company, rebatizada Indian Sales Corp. - ISC, pois agora se destinava a ser uma base de importação e vendas para motos importadas, cessou suas operações e descontinuou a produção de todos os modelos, com exceção da Brave, com motor 125 cc (foto), que ainda continuou em produção e venda até 1955.

Essa moto alinhava-se com a nova proposta de motos leves e ágeis, nos moldes das britânicas.

A ISC também vendeu uma gama  de importações reformuladas, incluindo Vincent's, AJS e Matchless de vários anos até consolidar sua linha de modelos de importação para um único fabricante, a Royal Enfield.

1953 Indian Brave2.jpg
1955

A última Indian Brave, fabricada desde 1945, quando Rogers assumiu a Indian, saiu da linha de produção, e marcou o encerramento definitivo das motos fabricadas pela marca.

A Brockhouse firmou acordo para fabricar sob licença toda a gama de modelos da Royal Enfield, a partir dos motores, desde o monocilíndrico 150 cc Ensign de duas marchas, até o V-Twin de 700 cc de quatro marchas , sob a marca Indian, todos destinados ao mercado norte americano.

Alguns modelos AMC Matchless, Vincent’s e AJS , em pequeno número, também foram vendidos sob a marca Indian, que agora pertencia à Indian Sales Corp. , empresa formada por Brockhouse nos EUA para administrar as vendas.

Foto: Indian Royal Enfield Firearrow

1955 A-indian-firearrow-1-760x570.jpg
1955

As motocicletas inglesas Royal Enfield eram importadas da Inglaterra e levemente personalizadas para serem vendidas sob a marca Indian.

 

Quase todos os modelos da Royal Enfield tinham um modelo Indian correspondente nos EUA.

 

Os modelos eram Indian Chief, Trailblazer, Apache (todos os três eram gêmeos de 700 cc), Tomahawk (500 cc twin), Woodsman (500 cc single), Westerner (500 cc single), Hounds Arrow (250 cc single), Fire Arrow ( 250 cc único), Lance (150 cc a dois tempos) e um carro-patrulha de três rodas (350 cc monocilíndrico).

Esses modelos foram vendidos até 1960.

Foto: Indian Royal Enfield Bullet

1955 B-Indian Royal Bullet.jpg
1960

Em 1960, a marca Indian foi comprada pela AMC, do Reino Unido. Sendo a Royal Enfield a sua concorrência, abruptamente pararam a venda de todos os modelos Indian baseados em Royal Enfield, exceto a CHIEF 700 cc.

Seu plano era vender as motos Matchless e AJS com a marca Indian. No entanto, o empreendimento terminou quando a própria AMC entrou em falência em 1962.

1960Indian Enfield Chief.jpg
bottom of page