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HISTÓRIA

BURT MUNRO

Burt

Herbert James Munro, ou Burt Munro, nasceu em 25 de março de 1899, na cidade de Invercargill, uma cidade de médio porte da Nova Zelândia, onde viveu até seu falecimento em 06 de janeiro de 1978.

Tornou-se famoso quando bateu o recorde de velocidade na Bonneville Speedway, ou Bonneville Flats, com uma Indian Scout 1920, modificada totalmente por ele.

Seu recorde de 320 km/h (200 mph) para motocicletas até 1.000 cc se mantém até hoje.

Foto: Invercargill

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Burt

Burt era carpinteiro por profissão, motociclista amador, mecânico autodidata e um apaixonado por velocidade.

Casou-se em 1927 com Florence Beryl Martyn, e teve 4 filhos: John, June, Margaret e Gwen.

Era conhecido por trabalhar obsessivamente em sua oficina, nos fundos de sua casa, onde passava a maior parte do tempo.

Trabalhava de dia como carpinteiro, e durante a noite em sua motocicleta. Dormia pouco, e só parava aos domingos, para ir à missa, e no Natal.

Devido à falta de recursos à época, construiu não só as peças para sua motocicleta, mas quase toda a ferramentaria também, tudo em sua oficina.

Muito bem humorado, pintou a frase “Offeerings to the god speed” (Oferendas ao Deus Velocidade) na estante das peças que fabricava em sua oficina.

Essa estante e as peças estão em exposição hoje na fábrica de um amigo.

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Scout

Burt comprou sua Scout 1920 nova em folha, o modelo mais veloz à venda na época, cuja velocidade máxima era de 55 mph (88,51 Km/h).

Imediatamente após comprar a moto, já realizou modificações que levaram a moto a 120 MPH (193,12 Km/h).

Bateu seu primeiro record na Nova Zelândia em 1938, depois de 18 anos de modificações constantes em sua Scout.

A Indian Scout de Burt era movida por um V-Twin de 600cc com válvulas laterais completo com uma bomba de óleo mecânica e transmissão de engrenagem helicoidal, um sistema muito avançado para a época.

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Scout

Burt modificou incessantemente a sua Indian Scout durante 18 anos antes de viajar aos Estados Unidos para tentar o record de velocidade.

Trabalhando à luz de lamparinas a querosene, Burt construiu maquinário e peças à mão, tudo do zero, moldando as peças, fazendo os moldes e fundindo-os em um forno rudimentar.

As modificações incluíram novos pistões forjados para encaixar nos cilindros de grande volume, que aumentaram o volume total para 1000cc. Um virabrequim maior com bielas de motores de trator da Caterpillar. Utilizou o sistema de cárter seco da Indian Chief da época para resolver a lubrificação em razão do aumento do motor. Substituiu as engrenagens helicoidais por uma primária acionada por corrente, e construiu ele próprio uma coroa dentada maior.

Resolvida a tração e lubrificação, adicionou um comando de válvulas extra, para permitir uma regulagem mais precisa nas válvulas. Também construiu uma embreagem reforçada, adicionando molas extras para suportar o aumento da potência do motor, e do torque proporcionado pela nova relação de 3 marchas.

Foto: Moto utilizada no record de 1967 (frente) e um modelo original.

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Scout

O quadro foi modificado para deixar a moto mais baixa e longa, a fim de deixá-la mais aerodinâmica.

Também construiu uma carenagem em forma de gota, toda em madeira compensada para a redução do arrasto.

Como era uma carenagem do tipo canoa, não era possível colocar os pés no chão para apoiar a moto. Dessa forma Burt construiu um sistema de rodinhas auxiliares, que baixava manualmente quando diminuía a velocidade, a fim de evitar que a moto tombasse.

Foto: Réplica feita a partir do modelo de 1967.

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Scout

O tanque foi deslocado para trás do piloto, a fim de permitir que este ficasse com o peito sobre o quadro, praticamente deitado de barriga sobre a moto.

Após sofrer uma queimadura de terceiro grau na panturrilha da perna direita durante uma de suas corridas, Burt acrescentou uma proteção de metal forrado isolando a perna do escapamento.

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Salt Flats

Bonneville Speedway Flats é um deserto de sal com cerca de 260 km2, no nordeste de Utah, USA. Devido a suas características geológicas, ocorrem hoje nessa área 3 grandes competições: SCTA's Speed Week (em agosto), USFRA's World of Speed (em setembro) e World Finals (em outubro).

Bonneville é uma pista de corrida extremamente complicada de se decifrar. As condições ideais aparecem por volta do final do verão, depois que a crosta de sal rígida e enrugada foi cozida adequadamente pelo sol do verão de Utah. Ao contrário do asfalto, essa crosta pode rapidamente dar lugar a um leito de pó mais macio abaixo, se não tiver passado o tempo certo no forno.

 

Subindo a potência muito cedo, e criando muito torque, ou adicionando muita pressão nos spoilers, pode significar desgraça - especialmente para motociclistas que perseguem um recorde de velocidade em terra - engolindo ou redirecionando uma roda antes que o motociclista tenha tempo de reagir.

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Record

Depois de estabelecer alguns records na sua terra natal, Burt decidiu que tentaria testar sua máquina na pista de velocidade mais famosa do mundo.

Embarcou pela primeira vez para os Estados Unidos em 1962. Repetiria mais nove vezes essa viagem, competindo em nove das dez viagens.

Estabelceu seu primeiro record mundial em 1962, quando atingiu a marca de 178,97 mph (288 km/h), com o motor de 850cc. Em 1966 estabeleceu um recorde mundial de 168.066 mph (270.476 km/h). Em 1967 correu com o motor de 950cc e estabeleceu o recorde de 183,59 mph (295.44 km/h). Para se qualificar fez um percurso em sentido único de 190,07 mph (305.89 km/h), a maior velocidade oficial cronometrada para uma motocicleta Indian. O registo não oficial da velocidade é 205,67 mph (331 km/h).

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Legado

Para tornar realidade o seu sonho de perseguir records, Munro contou com a ajuda de um dos seus melhores amigos, Norman Hayes, que financiou muitas de suas viagens para os Estados Unidos para tentar o record.

Quando Burt sofreu um derrame em 1977, Norman e seu filho Neville compraram sua preciosa Indian Scout Munro Special, e a maior parte das peças e ferramentas.

Foi a maneira que encontraram de manter esses tesouros em sua amada terra.

Foto: as duas motos de Burt, a Scout Munro Special e a Velocette, moto que Burt vinha preparando, mas não teve chance de levar para Bonneville.

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Fama

A fama de Munro veio muito tempo depois de seu falecimento em 1978, apenas alguns meses após o seu derrame, que o deixou muito debilitado, uma vez que Burt já era cardíaco.

Em 2005 foi rodado o filme “The World’s Fastest Indian”, estrelado por Sir Anthony Hopkins, no papel principal de Burt Munro.

A história de Burt encantou o mundo. Seu nome foi inserido no Motorcycle Hall of Fame, em 2006, homenagem tardia e mais do que merecida.

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