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HISTÓRIA

NOME EM DISPUTA - 1977 - 1998

1977-1992

Os direitos sobre a marca Indian passaram por uma sucessão de titulares, vindo a se tornar objeto de vários processos judiciais nos anos 80, sobre quem detinha realmente os direitos de marca, e só findariam em 1992, sem nunca realmente ter sido usado por nenhuma empresa, e em qualquer motocicleta.

A propriedade e uso do nome Indian também foi objeto de processo judicial no Tribunal Federal do Canadá que alegou que o nome teria caído em dominio público pela falta de uso e titularidade legítima.

Em certo ponto em 1992, a Clymer Imports, uma das partes no processo judicial, alegou que os dirietos de marca haviam sido transferidos para a Indian Motorcycle Manufacturing Co, Inc. de Berlin, uma corporação dirigida por Philip S. Zangui.

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1994

Wayne Baughman

Em junho de 1994, em Albuquerque, Novo México, Wayne Baughman, então nomeado presidente da Indian Motorcycle Manufacturing Incorporated, construiu e apresentou um protótipo de motocicleta que chamou de Century V-Twin Chief, em referência ao modelo Chief - sem, no entanto, usar o nome Indian por questões legais - na esperança de arrecadar fundos e colocá-la em produção, a fim de reviver a lendária marca americana.

A estratégia resultou em um fundo de investimentos de US$ 5 milhões, mas Baughman não conseguiu atingir seu objetivo de reviver a marca Indian, vender 100 mil unidades em um ano e estabelecer uma rede de concessionários. Além de dificuldades em montar uma linha de produção do zero, ainda enfrentou a concorrência da enão revigorada Harley.

Baughman havia feito declarações anteriores sobre a construção de novas motocicletas sob a marca Indian, mas esta foi sua primeira aparição com uma motocicleta em funcionamento. Nem Zanghi nem Baughman começaram a produção de motocicletas.

Foto: Century V-Twin Chief.

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1997

Em agosto de 1997, Zanghi foi condenado por fraude a seguro, evasão de impostos e lavagem de dinheiro.

 

Dos dois protótipos, um ainda encontra-se exposto no National Motorcycle Museum, e outro, na cor prata, foi leiloado em 23/01/2020 pela casa Bonhams em Las Vegas.

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1998

Em janeiro de 1998, a Eller Industries recebeu permissão judicial, após a condenação de Baughman, para comprar os direitos sobre a marca Indian da massa falida da IMMC.

Se tivesse vingado, este seria um retorno triunfal da marca, promovido pela Eller Industries, e financiado pelos nativos americanos da Tribo Umpqua, de Myrtle Creek, Oregon. Sob a direção do líder tribal Sue Shaffer, com 74 anos nessa época, a tribo investiu US$ 3 milhões dos lucros de seus cassinos, e havia reservado uma extensa área para construir a linha de montagem das motos.

A Eller Industries contratou a Roush Industries para projetar um novo motor, e três projetos e desenhos foram encomendados a James Parker, um experiente projetista de suspensões: uma Cruiser, uma Sport Cruiser e uma moto esportiva, com quadros específicos para cada uma. Os três projetos foram apresentados à imprensa especializada em fevereiro de 1998.

Foto: revista Cycle World setembro/99.

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1998

A Eller Industries organizou um evento de apresentação do protótipo da Cruiser para novembro de 1998. Porém, este não se realizou, pois dias antes foi impedido por uma ordem judicial de seus credores por descumprimento do contrato, que foi revogado por perda do prazo para a apresentação de um protótipo funcional, e não pagamento dos custos administrativos.

Com base nisso, um tribunal federal de falências em Denver, Colorado, permitiu a venda da marca comercial para a IMCOA Licensing America Inc. em dezembro de 1998.

Foto: Concept Indian-Eller Sportbike, 

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