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HISTÓRIA

PESOS LEVES - 1916-1919

1916

Essa fase da Indian ficou conhecida como PESOS LEVES porque a empresa introduziu o Modelo K de dois tempos com 221 cc e dois tempos "Peso pena" em 1916. O Modelo K tinha uma estrutura de berço aberta com o motor como “stresed member” e um garfo dianteiro articulado que havia sido usado anteriormente em motocicletas de um cilindro, mas que havia sido substituído principalmente em outras motocicletas Indian por uma “leaf-sprung trailing link fork” (“forquilha de elos de arrasto folhada”).

O Modelo K foi fabricado por um ano e foi substituído em 1917 pelo Modelo O. O Modelo O tinha um motor de dois tempos e um quadro novo, mas mantinha o garfo articulado na frente. O modelo O foi fabricado até 1919.
 

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1916

O co-fundador George Hendee deixou o cargo de presidente da empresa.

A empresa introduziu o Powerplus, um de seus motores mais lendários. O motor de 1000cc era um V-twin a 42 graus com cabeçote plano e válvulas laterais. As válvulas lateriais resultaram em uma operação mais limpa e silenciosa, e o motor produziu mais força que seus antecessores, gerando uma velocidade máxima de 95 km/h.

 

Os modelos da linha 1916 também incluiram o novo monocilíndrico de dois tempos super leve, que durou apenas um ano na linha.

Foto: Indian Powerplus 1916 V-Twin Flathead 1.000 cc

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1917

Os Estados Unidos entraram na Primeira Guerra Mundial e a Indian Motorcycle dedicou grande parte de sua produção para atender a demanda militar.

 

Como resultado, limitou a produção de modelos civis, e os concessionários tiveram estoques limitados. As vendas no varejo caíram significativamente.

 

A empresa forneceu aos militares dos EUA cerca de 50.000 motocicletas entre 1917-1919, a maioria delas com base no modelo Powerplus. Este modelo era durável, confiável e com um motor poderoso para a época, servindo bem à necessidade das tropas.
 

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1917

Essa redução drástica da disponibilidade das motocicletas para o mercado interno levou a uma perda de revendedores dos quais a Indian nunca se recuperou completamente.

 

Embora as motocicletas fossem populares nas forças armadas, a demanda do pós-guerra foi atendida por outros fabricantes, perdendo revendedores que antes eram leais à Indian.

 

Enquanto a Indian participava do boom dos negócios da década de 1920, perdeu sua posição número um no mercado americano para a Harley-Davidson. Muito disso em razão da perda de revendedores e usuários durante o tempo de guerra.

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