top of page
HISTÓRIA

PÓS GUERRA E DECLÍNIO - 1945-1953

1946

Após a Segunda Guerra Mundial a linha de modelos era formada somente pela Indian Chief , um modelo de antes da guerra.

A suspensão dianteira de feixe de molas foi substituída por uma mais moderna, igual à da Sport Scout de antes da guerra e da Model 841 fornecida para as forças armadas, que havia provado ser muito resistente e eficiente. Esse modelo foi produzido até 1948.

No entanto, a produção de um único modelo fez com que as vendas não chegassem aos níveis do pré-guerra.

Foto: Indian Chief 1948

1948 Chief.jpg
1947

Neste ano, o novo CEO da Indian Motorcycle, Ralph Rogers, Presidente da Rogers Group, foi à Grã-Bretanha para tentar garantir os direitos de importação de motociclos ingleses para os EUA e, durante a visita, encontrou-se com John Blockhouse, da Blockhouse Engeneering, fundada em 1936, que concordou em investir na Indian Motorcycle, em troca de uma base de exportação segura para os produtos da Brockhouse.

Nessa época, Blockhouse já investia na construção - sob licença da Excelsion - da mini moto Welbike, modelo projetado em Welwyn para as forças especiais durante a 2ª WW, e produzida em grande escala. Podia ser dobrado para caber em um container cilíndrico para ser lançado de paraquedas. Quase 4 mil foram produzidos, e a maior parte reutilizado após o término da guerra. Pela sua grande aceitação foi desenvolvido o modelo civil chamado Corgi.

Um dos modelos exportados por Blockhouse era esse, que foi rebatizado nos EUA de Indian Papoose , palavra da língua da tribo Narragansett, que significa criança.

Foto: Indian Papoose - Welbike

1947IndianPapoose.png
1948

O presidente Ralph B. Rogers e uma equipe de executivos percorreram o país para o lançamento dos modelos da Indian Scout de 440cc e da Indian Arrow de 200cc.

 

Os modelos eram reconhecidos como mais esportivos, leves e que poderiam combater o número crescente de motos desse porte que começavam a ser importadas pelo mercado americano, especialmente da Grã-Bretanha.

 

Foto: Indian Arrow 1948

 

1948Indian-Arrow.jpg
1949

A Indian Chief produzida até 1948. Em 1949 não foi produzida nenhuma Chief, que voltou remodelada em 1950, com garfos telescópicos na suspensão dianteira.

 

A Indian Chief recebeu novos garfos dianteiros telescópicos e seu motor V-twin aumentou o volume do motor para 1300 cc, contra os 1.200 cc do modelo anterior.

 

No entanto a ausência do modelo em 1949, com esforços concentrados em motos menores e mais leves, fez com que a Indian perdesse o mercado cativo para a sua rival, a Harley Davidson, que mantinha motos de grande porte e com o tradicional motor V-Twin.

 

O modelo 1950 superaria a sua rival em quase todos os aspectos, mas já não contava mais com a preferência do mercado, que perdera a confiança na marca.

Foto: Indian New Chief 1950

1949-NewChief-1950.jpg
1950

John Brockhouse, presidente da empresa inglesa Brockhouse Engeneering, que já vinha mantendo contatos comerciais com a Indian, substitui Rogers como presidente de Indian Motorcycle Company.

 

Outros modelos menores foram lançados, como a Warrior e Warrior TT.

 

1950 Indian Warrior TT.jpg
1951

Mesmo em crise de identidade, com as vendas caindo, a Indian Motorcycle sempre manteve o espírito competitivo com sua equipe de corridas.

Os pilotos Bobby Hill, Bill Tuman e Ernie Beckman dominaram as pistas on-road e off-road na década de 1940 e 1950.

 

Entre suas marcas estão três vitórias em Springfield Mile.

 

Hill venceu a Springfield Mile em 1951 e 1952 e Tuman em 1953.

 

Os três também conquistaram vitórias em grandes eventos em todo o território americano.

 

Foto: The Wrecking Crew - equipe oficial de corrida da Indian em ação.
 

1951 The Wrecking Crew.jpg
1953

Vítima de escolhas administrativas e de produto equivocadas, assim como das mudanças do pós-guerra, a Indian não consegue manter as suas vendas.

Ralph B. Rogers, que adquiriu a Indian Motorcycle Co em 1945 de Du Pont (propriertário e Presidente desde 1930), encerra a produção das motocicletas Indian e declara falência.

O direito de uso do nome são adquiridos pela Brockhouse Engineering , que já vinha mantendo negociações com Rogers desde 1947, e pretende importar para os Estados Unidos as suas motocicletas de pequena cilindrada com o nome Indian.

Encerra-se a primeira era das Indians fabricadas pela própria marca.

1953 Plate.jpg
bottom of page